top of page
Buscar

CÂMARA LEMBRA OS 15 ANOS DA LEI MARIA DA PENHA EM SEMINARIO QUE ABORDA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA


Na última quinta-feira (5), a Escola do Legislativo da Câmara de Varginha, através do Projeto Parlamento Mulher, realizou o Seminário Violência Doméstica na Pandemia e os 15 anos da Lei Maria da Penha. O evento que ocorreu no Plenário da Câmara e foi transmitido ao vivo através das redes sociais da Casa Legislativa, contou com a participação de vereadores e de representantes de instituições defensoras da causa. “Sabemos da importância de, a todo momento, discutirmos formas de combate à violência doméstica. Nós, do Legislativo, temos que fazer nossa parte para ajudar a reduzir drasticamente os números que nos impressionam e só crescem a cada dia. Promover esse seminário é mais uma das ações que realizamos enquanto vereadores para tentar mudar essa triste realidade”, disse a presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva.

O vereador Dr. Lucas, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, destacou a importante participação do legislativo em abrir espaço para discutir o tema. “Nossa presidente Zilda Silva é uma defensora das ações que visam resguardar os direitos das mulheres, e os demais vereadores contaminados por esse entusiasmo, também se fazem presentes nessa luta que na verdade precisa ser de todos”, salientou.

Na abertura do seminário, a delegada titular da delegacia da mulher em Varginha, Dra. Geny Azevedo, abordou os reflexos da pandemia no aumento de casos de violência doméstica. Segundo ela, é preciso unir forças para continuar debatendo e buscando soluções para enfrentar esse problema em todos os contextos. “Muitos estudos mostram que a dependência financeira é o principal motivo do silêncio de mulheres agredidas em casa. Ações que visam inserir vítimas no mercado de trabalho podem ajudar a quebrar o ciclo de violência. Em Varginha nós temos uma rede de apoio com uma comunicação forte e que precisa continuar trabalhando para entender o que esses dados nos mostram”, destacou.

A juíza titular da 2ª vara criminal de Varginha, Dra. Maraíza Maciel Costa, falou na palestra de encerramento dos avanços, conquistas e desafios dos 15 anos da Lei Maria da Penha, completados no dia 07/08. A juíza sublinhou os benefícios da Lei Maria da Penha, que veio, não somente, para proteger as mulheres, mas para punir o agressor e educar a sociedade. “

“A concretização de políticas públicas de prevenção e proteção à mulher é necessária e urgente. O combate à violência doméstica exige o envolvimento de todos. Eventos como este muito contribuem para chamar a atenção sobre o tema e para a sensibilização de mais pessoas sobre o assunto. Fomentando o debate nós certamente vamos colher muitos frutos”, enfatizou.

O vereador Thulyo Paiva, também esteve presente no seminário e participou da roda de conversa. “Eu já estava muito sensibilizado e impressionado com a situação que nós estamos vivendo em Varginha e agora ouvindo todos esses relatos fiquei ainda mais tocado. Pra mim é uma honra e uma satisfação ter a oportunidade de participar desse seminário e dizer que em conjunto com os demais vereadores, vamos pensar novas ações para o enfrentamento desse problema. Assim como disse a Dra. Geny, qualquer ganho que tivermos será um grande avanço no combate à violência contra as mulheres”, disse o vereador.

Também participaram da roda de conversa do seminário: a presidente da Comissão Mulher advogada da OAB Varginha, Dra. Damaris Costa Ribeiro, a coordenadora do CREAS, Viviane Capitoni Ferreira, a advogada do CREAS, Dra. Letícia Bartelega Dominguete, a GCM Gilma Rossiani Jardim, o Sargento da patrulha de prevenção à violência doméstica da Polícia Militar, Nelson José Paulino, a vereadora de Boa Esperança, Maguidete Albina Simão, e a presidente do conselho da mulher de Boa Esperança, Darlyane Silva Goularte.



Comments


bottom of page