APÓS VITÓRIA DE LULA, MANIFESTANTES BLOQUEIAM ESTRADAS EM TODO O BRASIL
Após o resultado das eleições para presidente, manifestantes começaram a bloquear estradas em todo o país. A Dutra está bloqueada por caminhoneiros nesta manhã de segunda-feira. Várias rodovias dos estados do sul estão interditadas desde a noite deste domingo (30).
O Brasil deve passar por momentos turbulentos, pois o país está dividido como mostrou o resultado das urnas. Esta foi a mais disputada eleição para presidente da história do país.
Os mercados deverão responder negativamente durante os próximos dias, onde a incerteza, deverá tomar conta dos investidores internacionais em permanecerem no Brasil com o resultado das eleições. Segundo o analista de ações Flávio Conde (Levante Ideias de Investimento), prevê uma queda de 5% na bolsa nesta segunda-feira. O dólar deve alcançar a marca dos R$ 5,60 durante o decorrer do dia,
“Com Lula eleito, o mercado cai 5% na segunda-feira (31). A Petrobras e o Banco do Brasil, que já vem caindo, desvalorizarão mais 5% – talvez até 10% em um pior momento (do pregão). O dólar deve subir e ir até R$ 5,50 ou 5,60. Isso tudo deve acontecer neste primeiro pregão após o 2° turno”, projeta Conde.
“Existe essa indefinição, e por isso a Bolsa deve cair. Não é porque as pessoas não querem o Lula. O mercado financeiro não tem, na minha opinião, preferência. O que o mercado financeiro tem é reação a fatos”, afirma Conde.
Caso haja uma contestação do resultado das eleições por parte de Bolsonaro, o cenário poderá ser ainda pior, segundo Conde. “Ameaças, acusações de irregularidades e de supostas fraudes na urna eletrônica, principalmente no Nordeste – esse é um cenário horrível. Se formos por esse caminho, viveremos em um mini caos até o fim de 2022.”
Na visão de Acilio Marinello, coordenador do MBA Digital Banking de Trevisan Escola de Negócios, enquanto o presidente eleito não apresentar sua equipe econômica, o mercado será incerto. Conforme os nomes apresentados, o mercado deverá reagir para cima ou para baixo, pois ainda é uma incognita o caminho a ser seguido pelo próximo presidente. Segundo Marinello, ações de empresas de educação devem disparar com a espectativa da volta financiamento estudantil (FIES).
“Até o anúncio dos candidatos aos cargos dos principais ministérios do governo Lula, os dias serão de bastante volatilidade e instabilidade na Bolsa. É um momento de cautela e de se apoiar em produtos de renda fixa, com baixo risco. Porém, há oportunidades desde o primeiro dia".
Comments