top of page
Buscar

ACADEMIA VARGINHENSE DE LETRAS EMPOSSA TRÊS NOVOS ACADÊMICOS


Na noite da última sexta-feira (26/08), a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC) passou a contar com três novos acadêmicos. Em cerimônia solene realizada no plenário Jacy de Figueiredo, da Câmara Municipal de Varginha, tomaram posse a bibliotecária Eliana Cristina Costa, o escritor José Christiano Villas Boas e professora Valéria Mayworm Woll.


A posse foi conduzida pelo presidente da AVLAC, Leandro Rabelo Acayaba de Rezende, e contou com a presença do vereador Apoliano de Jesus Rios, que representou a Câmara Municipal, além de acadêmicos, familiares e amigos dos novos integrantes.


Eliana Cristina Costa teve como padrinho o acadêmico Cláudio Henrique Martins e passa a ocupar a cadeira nº 17 que tem como patrono João Guimarães Rosa. José Christiano Villas Boas teve como padrinho o acadêmico Moacyr Valim Filho e passa a ocupar a cadeira 39, que tem como patrono José Basílio da Gama. Já Valéria Mayworm Woll teve como padrinho o acadêmico Wanderson Boareto e passa a ocupar a cadeira nº 38, que tem como patrono Augusto dos Anjos.


A AVLAC, fundada em 21 de fevereiro de 1960, é uma associação cultural da sociedade civil, sem fins lucrativos, composta por quarenta cadeiras, cuja finalidade principal é preservar, promover, incentivar e divulgar atividades culturais, artísticas, literárias e científicas, cultivando a norma culta da Língua Portuguesa.


Perfil dos acadêmicos


Eliana Cristina Costa é bacharel em Biblioteconomia com especialização em Paradigmas Emergentes nos Serviços Informacionais: gestão, indexação e disseminação. Atualmente, é coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Varginha e membro da Coordenadoria Técnica do Patrimônio – COPAC. Autora do livro publicado pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações – UNINCOR – 2004 “Normas para apresentação de Projetos de Pesquisa, Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses” e coautora do livro publicado pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações – UNINCOR – 2005 “Manual de Normatização de Trabalhos Científicos para Cursos de Graduação”. É também coautora da cartilha “Patrimônio Cultural: gestão, proteção e promoção – 2022”. Foi presidente do Conselho de Administração - 2019-2021 do Instituto dos Servidores Públicos do Município de Varginha – INPREV.


José Christiano Villas Boas é graduado em Psicologia e pós-graduado em Pedagogia, Administração, Gestão de RH e Engenharia Ambiental, além de mestre em Administração. É também empresário. Escritor de cultura mineira, com três livros publicados. Atuou em várias ONGs. Professor de Graduação e Pós-Graduação em diversas Universidades do Sul de Minas.


Valéria Mayworm Woll é professora especialista de Língua portuguesa, formada pela UFRJ, bacharela e licenciada em Letras e pós-graduada em Literatura, pela mesma instituição. Professora de Redação, Literatura e língua portuguesa. Atuou em Petrópolis-RJ, Varginha-MG e em várias cidades do Sul de Minas. Autora do projeto “Prosa, poesia e artes” desenvolvido há 15 anos em Petrópolis e em Varginha. Atualmente, é diretora e coordenadora do Esquema Cursos, que oferece Curso de Redação, Cursinho Pré-vestibular, Cursinho Pré-CEFET, acompanhamento escolar, acompanhamento socioemocional, aulas de Repertório Sociocultural e Repertório musical. Detentora do canal do YouTube: Esquema aulas de Redação; com aulas de Redação, de regras de língua portuguesa e de interpretação textos que contém mais de 20.500 inscritos. Terapeuta bioenergética, atuante no ramo há cerca de 10 anos, com resultados surpreendentes, inclusive para resultados acadêmicos.

Comments


bottom of page