top of page
Buscar

40 ANOS SEM KAREN CARPENTERS - A VOZ MAIS FEMININA E AFINADA DA HISTÓRIA DA MÚSICA DE NEW HAVEN-EUA


Neste mês de fevereiro, completou 40 anos da morte de Karen Carpenters. Dona de uma das vozes mais afinadas e doces no mundo musical. Os Carpenters se despontaram com o romantismo da música dos anos 70.

Karen & Richard sem comletaram. Ele dirigia seus arranjos ao timbre vocal da irmã e juntos formaram os Carpenters que venderam milhões de discos pelo mundo. Até hoje, os Carpenters são ovacionados, lembrados e escutados em todo o mundo.

Os sucessos são inúmeros, num espaço de tempo tão pequeno, até a morte de Karen. Eles implacaram diversos primeiros lugares nas paradas mundiais, como: Close To You, Yesterday Once More, Only Yesterday, Sing, We've Only Just Begun, Rainy Days and Mondays, Top Odf The World, I Need To Bee In Love, Goodbye To Love, Solitarie, This Masquerade, Sweet Sweet Smile, Calling Occupants Of Interplanetary Craft e muitas outras.

Karen morreu com apenas 32 anos de insuficiência cardíaca causada pela anorexia nervosa, quando foi encontrada morta em seu quarto na casa dos pais. Karen dizia que fazer dieta na estrada era muito difícil, e então ficava tudo para trás.

“Quando você está na estrada, é difícil comer. Mais do que isso, é difícil comer bem. Nós não gostamos de comer antes do show porque eu não consigo cantar com o estômago cheio… você nunca consegue jantar até, mais ou menos, meia-noite, e se você comer muito, não vai conseguir dormir, e vai ficar como um balão.”

Após demitir seu personal trainer, Karen passou a fazer dieta por conta própria, chegando a pesar 50 quilos.

Chegando a ter pouco mais de 40 quilos, Karen passou a preocupar o irmão Richard, bem como a família e os outros músicos que trabalhavam com eles. Em entrevista de 2021 à Closer Weekly, durante a cerimônia do Grammy, o cantor e tecladista relembrou brevemente aquele período.

“Ficou tão ruim que ela tinha que ficar deitada entre os shows. Não obstante, ela continuou a cantar tão bem quanto sempre.”


 

Comments


Varginha - MG
O Debate - 2023 © Todos os direitos reservados
bottom of page