Buscar

Prefeitura inaugura escola no bairro Damasco em Varginha e população se emociona com a obra entregu


Emoção, música de qualidade e muita gente da comunidade. Assim foi a inauguração da mais nova escola municipal de Varginha. Na manhã do último sábado, 15, a Prefeitura entregou a Escola Municipal Professor Wanderley Bueno Oliveira construída exclusivamente com recursos do Município no bairro Carvalhos para atender cerca de 500 estudantes.

Comprovando a felicidade dos moradores do entorno (Imperial, Novo Tempo, Cruzeiro do Sul e adjacências), a comunidade compareceu em massa e acompanhou informações importantes da Administração Municipal por exemplo sobre como surgiu essa nova escola, considerada uma das mais bonitas da cidade.

Claudemir Sebastião Ferreira, mora no Carvalhos e estava na inauguração porque trabalhou na obra. “Assentei portas e fiz outros trabalhos e estou feliz demais com mais essa obra que o prefeito entrega para nós; aqui tá todo mundo gostando e muito porque não precisa mais pegar ônibus para estudar longe, tem inclusão social – até uma pessoa cega – pode estudar aqui; temos que agradecer”, declarou.

A primeira a fazer pronunciamento foi Jacqueline Aguiar Bueno, filha do professor Wanderley Bueno. “Varginha é um exemplo na Educação; estou muito emocionada e sei que onde meu pai estiver, está muito feliz pelo reconhecimento com seu nome nessa linda escola”, disse.

Na sequência o diretor Wander Luiz de Almeida afirmou que “a educação não se limita à instrução ou à transmissão de conhecimentos; compreende o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico, aprimorando habilidades e competências” e encerrou com uma mensagem do líder Nelson Mandela: “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito e inspirar esperança onde há desespero”.

Como surgiu a nova escola

“O prefeito pediu para ser uma escola modelo, ampla e com uma estrutura completa para um ensino de muita qualidade e assim já está concretizado, pois essa que é uma das mais bonitas escolas possui também uma equipe pedagógica pró-ativa”, garantiu a secretária municipal de Educação, Rosana Carvalho.

Quem estuda cedo vai ficar até a tarde e quem estuda à tarde vai chegar de manhã na escola. Esse é período integral que visa desenvolver características cognitivas, afetivas, sócio-emocionais e físicas. A mãe das gêmeas Karen e Kamile, Flávia de Souza Pila, residente no Cruzeiro do Sul, disse que as meninas estão adorando a escola que tem 12 salas de aula, sanitários adaptados para a inclusão, salas de coordenação, direção, almoxarifado e secretaria; laboratório de informática, sala multimídia, sala de leitura e sala dos professores; cozinha, despensa, área de serviço e refeitório coberto e uma quadra escolar também coberta, além de estacionamento amplo na entrada e espaços interligados por passarelas cobertas.

Alan Bueno pediu para se pronunciar e muito emocionado agradeceu ao prefeito Antônio Silva, ao vice-prefeito Vérdi Melo. “Quero deixar a mensagem para os estudantes porque meu pai me deu quatro faculdades e eu não soube aproveitar; se fosse hoje, minha decisão seria outra”, disse.

O vice-prefeito Vérdi Melo pediu aplausos para toda a equipe que irá comandar a educação na escola e disse que o objetivo é fazer com que todos os alunos saiam prontos para o enfrentamento da vida. “E que Deus ilumine esse lugar”, concluiu.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Antônio Silva disse que “é motivo de muita alegria inaugurar essa que é uma das mais bonitas escolas de Varginha para essa região e como citou a secretária Rosana, a escola é de vocês, da população, dessa comunidade; sempre investi na Educação, pois acredito que as crianças, os estudantes de hoje vão transformar o mundo”.

O investimento da Prefeitura na construção da Escola Municipal Professor Wanderley Bueno chegou a aproximadamente R$ 3,4 milhões que com o mobiliário esse montante é ainda superior. A inauguração foi abrilhantada pela banda da Escola de Sargento das Armas de Três Corações (EsSA) que tocou clássicos e sucessos que arrancaram aplausos e incentivou muitas pessoas a dançar.

Atravessei a cidade só para estar aqui. A declaração é de Martilene Aparecida Valeriano que mora no Corcetti e foi prestigiar a afilhada Stéfani Caroline Pereira que estuda na 4ª série na nova escola do Carvalhos. “Tô amando demais, nossa senhora, e o uniforme, material bom mesmo; nunca vi nenhum prefeito fazer isso, dar material e uniforme para os alunos; e coisa boa, viu”, finalizou Martilene.

Prestigiaram a inauguração os secretários municipais Honorinho Ottoni (Governo),Luiz Roberto Pinto, o Café (Obras e Serviços Urbanos), Manoel Ferreira (Planejamento), Joadylson Barra Ferreira (Meio Ambiente), Mário Terra (Saúde) e também Marcos Batista (Relações com a Comunidade), Evandro Marcelo dos Santos (Procurador-geral do Município), Gledston Cardoso (diretor do Departamento de Trânsito em exercício) e os representantes da Guarda Civil Municipal de Varginha, Orivaldo Mendonça (diretor) e Gerson da Trindade (comandante).


35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados