top of page
Buscar

Fórum sobre lixo é realizado com sucesso em Varginha


“Foi muito bom. Eu obtive informações que nem imaginava”. A declaração é de Juliana Ferreira da Silva após ter participado do Fórum de Resíduos Orgânicos e Coleta Seletiva na manhã da última quinta-feira, na Faculdade CENEC Varginha em uma realização da Prefeitura de Varginha em parceria com o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente – Codema. Juliana, que integra Codema – e a Oficina do Ser ficou até o final do evento que debateu o lixo em Varginha.


O prefeito Antônio Silva abriu o Fórum declarando que Varginha avança com uma política de respeito e cuidado com o meio ambiente tendo a participação de cada cidadão suma importância nesse processo de evolução. “Nossa cidade implantou a coleta seletiva que está sendo assimilada pelos moradores e que gera empregos, temos um aterro sanitário que dá destinação correta ao lixo úmido e incessantemente buscamos exemplos positivos para implantar e acompanhar rumos certos”, afirmou Antônio Silva.


O Fórum contou com dezenas de representantes de diversas instituições e segmentos que participaram das três etapas (apresentação da realidade atual do lixo, exposição do funcionamento do aterro sanitário e explicação de como é a coleta em Piracicaba – SP considerada um case de sucesso).


O secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira declara-se satisfeito. “É a realização de um projeto de anos, conseguir reunir pessoas engajadas com a questão ambiental para melhorar ainda mais o futuro do lixo de maneira eficiente e correta”. Ele revelou que foram entregues 55 mil correspondências de casa em casa na implantação da coleta seletiva e as informações são rotineiramente repassadas para manter toda a população atualizada.


O presidente do Codema Acácio Ponciano Rodrigues ressalta que “a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza um excelente trabalho e o que precisamos é uma maior participação do munícipe. Temos que dar um passo à frente já refletindo sobre a quantidade de lixo que geramos, o que realmente será descartado e o que poderá voltar a ser produto”.

bottom of page