Brasil pode ser o 5º maior produtor de petróleo do mundo
Após anos de estagnação, a produção de petróleo e gás entra na trajetória do crescimento e pode romper a barreira dos 3 milhões de barris diários, segundo a ANP. O recorde mensal foi atingido no mês de agosto, com 2,989 milhões de barris diários.
Co o excedente da cessão onerosa a produção brasileira poderá chegar a 7,5 milhões de barris diários, equivalentes ao dobro das reservas atuais da Noruega.
Caso se confirme essa informação, o aumento será de 188% em relação aos 2,6 milhões de 2018.
O governo espera arrecadar R$ 106,5 bilhões com a oferta de quatro áreas do pré-sal, na bacia de Santos. Este é o maior leilão de óleo e gás já realizado no mundo em termos de valores de arrecadação.
Para exportações, a ANP projeta um volume que deverá subir de 1,2 milhões de barris por dia, para 5 milhões de barris até 2030.
"A indústria do petróleo no Brasil está saindo da maior crise da sua história para uma situação na qual o Brasil vai ser daqui 10 anos um dos 5 maiores produtores de petróleo do mundo", confirmou o diretor-geral da Agência nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Décio Oddone.