Buscar

A UFBA confirma que óleo que polui praias do Nordeste brasileiro é da Venezuela


Pesquisadores da UFBA (Instituo de Geociências da universidade Federal da Bahia) afirmam, após pesquisa, que o óleo que está poluindo as praias do Nordeste brasileiro é da Venezuela. Só no estado da Bahia, já são seis praias contaminadas. A informação foi dada pela pesquisadora Olivia Oliveira, durante a coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10).

"Nossos estudos agroquímicos evidenciam que o óleo é proveniente de uma bacia da Venezuela. Foram diversas análises geoquímicas, a partir da coleta dessas amostras. Esse trabalho realmente revelou que se trata de um petróleo produzido na Venezuela", afirmou Olivia.

"Nós temos diversos dados da literatura onde mostram perfis cromatográficos, resultados que nós produzimos no laboratório. Além disso, nós temos um banco de óleo de diversas partes do mundo, que também fazemos essa comparação. Através de análises como essas, chegamos ao resultado", disse.


O governo de Nicolás maduro nega que o petróleo seja venezuelano, segundo ele, não há vazamento de petróleo nos campos de petróleo da Venezuela.

"Se parece muito com petróleo cru. Mas não deixamos a possibilidade de ser bunker, combustível de navio. Seria um óleo mais pesado. Um óleo mais de resíduo. Mas ainda não temos a real certeza. O óleo apresentava uma certa degradação. Pode ser um óleo cru, como poderia ser bunker, onde a parte crua, onde a parte do diesel que é utilizada com esse bunker foi evaporada", completou a diretora.

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados