Brasil vai às semifinais da Copa América após passar pelo Paraguai no sufoco
Após 90 minutos desgastantes e apreensivos, o Brasil conseguiu passar pelo Paraguai nos pênaltis e vai às semifinais da Copa América em Belo Horizonte.
O Paraguai veio para a partida com três zagueiros, como sempre fazem, já acostumados a jogar assim, e com cinco no meio de campo, ou seja, uma retranca bem armada para esperar a disputa de pênaltis ou jogar por uma bola. O time brasileiro errou muitos passes o que dificultou ainda mais as tentativas ofensivas da equipe.
Alisson fez uma grande defesa aos 28 minutos do primeiro tempo, o que poderia ser o fim das pretensões do esquadrão de Tite.
O paraguaio Balbuena foi expulso por ter feito uma falta fora da área, onde o árbitro Roberto Tobar chegou a marcar pênalti a favor do Brasil, mas voltou atrás com o auxílio do VAR. Quando Willian entrou em campo no lugar de Allan, virou um jogo de ataque contra defesa, mas terminou indo para a decisão por pênaltis. Eis aí, o maior sofrimento dos brasileiros. Na Copa América passada fomos eliminados pelo próprio Paraguai numa disputa de pênaltis. Na arquibancada, a torcida começou a incentivar o time brasileiro.
As atenções voltaram-se para Allison, que defendeu um pênalti cobrado por Gómez e para completar a lambança, Derlis Gonzalés chutou para fora. Do lado brasileiro, Firmino não converteu sua cobrança em gol, mas Willian, Coutinho, Marquinhos e Gabriel Jesus determinaram a vitória por 4 a 3 do Brasil e acabaram com a sombração do passado.
Local: Arena do Grêmio - Porto Alegre -RS
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schieman (Chile) e Cláudio Rios (Chile)
VAR: Julio Bascuñan (Chile), Piero Maza (Chile) e Nicolas Tarán (Uruguai)
Renda: R$ 10.352.430
Público presente: 48.211