Agora tem o Mayaro
Dengue, Zika e Chikungunya já são consideradas doenças que estão no cotidiano causando infecções por todo o país. Agora, surge o Mayaro que foi identificado no Rio de Janeiro e no interior do estado de São Paulo. A doença é transmitida pelo mosquito Haemagogus Jantthinomys que vive nas matas.
Os sinais e sintomas de todos esses vírus são bem semelhantes: manchas vermelhas pelo corpo, dores de cabeça, dor muscular e nas articulações, além de febre.
Caso você tenha frequentado matas fechadas recentemente, e sente sintomas como os citados acima, é bom procurar um médico o mais rápido possível. Caso não tenha tomado nenhuma vacina, o caso passa a se mais grave ainda. Então, corra para um pronto-socorro ou um profissional de saúde de confiança.
Sangramento de mucosas, pintas ou manchas roxas pelo corpo, olhos amarelados e vômitos persistentes, dores abdominais, dores articulares e sonolência, como também, queda de pressão, são sintomas que poderão aparecer no caso de qualquer uma das quatro infecções citadas.
A dengue em 2019, já é campeã de infecção, desde que apareceu no Brasil. Em alguns estados, como o de Minas Gerais, ela já ultrapassou os 3000% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em Minas Gerais, as cidades em que a epidemia chega a números alarmantes são: Uberlândia. Cristais, Passos, São Sebastião do Paraíso, Betim, Contagem, além de Belo Horizonte.
Não há como dispersar, por isso, é bom sempre olhar plantas, lixos, pneus e tudo mais que ser benéfico a um criadouro do mosquito.