Queijos de Minas Gerais são premiados em concurso mundial na França
O "Mondial du Fromage et des Produits Laitiers", foi realizado na cidade de Tours, na França, onde tiveram 952 inscritos de 15 diferentes países. Neste ano, os mineiros fizeram bonito e levaram medalhas super ouro até a medalha de bronze em várias categorias.
Realizado de dois em dois anos, é uma premiação específica na qualidade do queijo, com determinação pela qualidade de cada queijo em si. Então, aconteceu a premiação para vários queijos da mesma categoria.
Foram cinquenta e seis premiações conforme relacionamos abaixo:
4 Super Ouros - 4 são de Minas Gerias;
6 Ouros - 5 são de Minas Gerais;
23 Pratas - 20 são de Minas Gerais;
23 Bronze - 22 são de Minas Gerais.
O destaque para as premiações no estado, foi para a Serra da Canastra, que somou 24 das 56 medalhas brasileiras, entre elas, três Super Ouro.
Os mineiros comemoraram o resultado. "Isso mostra o trabalho da associação ao ajudar o produtor a desenvolver as suas habilidades na fazenda para produzir um produto cada vez de melhor qualidade e conquistar o mundo todo", Hygor Douglas Freitas Faria, gerente de projetos da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan).
O Sul de Minas foi premiado com 11 medalhas. As maiores premiações foram para Cruzília. Cidade já renomada na fabricação de queijos na categoria prensada e longa maturação. Na premiação de cremosos, a medalha de prata ficou para Gruyére, sendo o terceiro prêmio para o município e para o queijo Dagano, também conhecido como queijo dos Vikins.
"Aliado ao nosso terroir perfeito para a produção de queijos, e de nossa herança queijeira, sempre contamos com meu irmão Luiz Sérgio, como diretor industrial da empresa, um amante da arte de fazer queijos inovadores. Estamos muito orgulhosos", disse Carlos Medeiros de Almeida, diretor geral dos Queijos de Cruzília.
Foram premiados também produtores de Alagoa, como Osvaldo Martins de barros Filho, que levou a medalha de prata, apresentando o queijo Alagoa Pequena e a Fazenda Bela Vista que levou a medalha de ouro com o Queijo Artesanal de Alagoa de 60 dias e prata com os queijos de 45 a 120 dias.
José Orlando Ferreira Junior, levou a medalha de bronze com o Queijo Minas Artesanal, do Queijo Bicas da Serra.