A CEMIG está na mira das privatizações pretendidas pelo governador Romeu Zema
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou nesta quarta-feira, 9, que pretende privatizar a CEMIG e enviará um projeto para privatização à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Zema reafirmou o que tinha dito em campanha sobre a intenção de privatizações das estatais, inclusive a CEMIG, afirmando que é uma das exigências do Tesouro Nacional para a renegociação da dívida do Estado com a União.
"Vamos e precisamos fazer uma redução drástica do custeio, principalmente pessoal e aposentadorias".
"Está ficando claríssimo que se usa (as empresas públicas) para finalidades políticas", deixando claro que estatais como a CEMIG serve de cabide de empregos com finalidade política.
Zema reafirma que as renegociações com o Tesouro Nacional dependem da privatização de várias estatais. "O Tesouro Nacional, dentro dessa questão de renegociação da dívida com Minas Gerais, exige que empresas do Estado sejam privatizadas", disse. "Na lei, não está claro o grau de exigência, mas é objetivo nosso que o Estado foque naquilo que traz retorno para a população, que é saúde, segurança e educação".
Complementando, Romeu Zema diz que pretende cortar 80% dos cargos comissionados e reduzir pela metade o número de secretarias.