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ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VARGINHA OBTÉM CRESCIMENTO EXPRESSIVO NO ÍNDICE DE DESENVOLVI


As escolas da Rede Municipal de Ensino de Varginha obtiveram crescimento expressivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação no País. Os dados são referentes ao ano de 2017 e foram divulgados nesta segunda-feira (3/9) pelo Ministério da Educação (MEC).

O Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º) passou de 6,2 para 6,7 e superou a meta estabelecida pelo MEC para o município em 2017 (6,1), ultrapassando também a meta a ser alcançada em 2021 (6,6). Com este desempenho, Varginha se destaca com o melhor ensino público da região, sendo importante ressaltar que o grupo de escolas da rede municipal manteve ou apresentou relevante crescimento nos índices do Ideb, em relação ao levantamento de 2015.

Em relação aos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), Varginha teve um aumento de desempenho, passando de 5,4 para 5,7, superando o Ideb de Minas (4,4) e a meta a ser atingida em Minas (5,1). A meta estabelecida para os próximos anos, neste segmento, continua sendo um desafio para o município, para Minas e para o Brasil.

O Ideb mede a qualidade do ensino com base em dados sobre aprovação e desempenho escolar obtidos em provas de língua portuguesa e matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Instituto de Pesquisa Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados do Ideb são importantes para que as escolas possam analisar e qualificar os dados coletados pelo Inep e corrigir e aplicar novas estratégias e políticas. Com a análise dos dados é possível, por exemplo, constatar onde estão os avanços e as dificuldades dos estudantes e, a partir daí, reformular ou potencializar a formação dos professores na área, como também rever e criar novas políticas públicas que viabilizem a melhoria da qualidade do ensino.

A Rede Municipal de Ensino de Varginha vem investindo no monitoramento de suas escolas, aplicando, com muito mais frequência avaliações diagnósticas, para que os professores possam acompanhar o ritmo de aprendizagem dos alunos, e é dessas avaliações que os docentes levantam dados e subsídios para entender como podem ajudar cada aluno a superar as suas próprias dificuldades, aumentando o desempenho da escola como um todo. Há também um incentivo pela busca de novas maneiras de ressignificar a aprendizagem dos alunos, fazendo-os agentes da construção do próprio conhecimento, através da utilização de estratégias inovadoras de ensino.

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza suas escolas pelo sucesso alcançado, fruto do empenho e dedicação de seus alunos, professores, gestores e funcionários!

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