Buscar

Varginha é a quinta cidade menos violenta do Brasil


O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou os municípios mais e menos violentos do Brasil. Varginha é a quinta cidade menos violenta do Brasil, segundo a pesquisa.

Foram analisados 309 municípios, ou seja, todos aqueles que tinham mais de 100 mil habitantes em 2016. Os três mais pacíficos, segundo o Atlas da Violência 2018, são: Brusque (SC), Atibaia (SP) e Jaraguá do Sul (SC). Os três mais violentos são: Queimados (RJ), Eunápolis (BA) e Simões Filho (BA).

Enquanto os três mais pacíficos apresentam taxas de morte violenta de 4,8 a 5,4 a cada 100 mil habitantes, os três mais violentos têm taxas de 107,7 a 134,9. A pesquisa considera mortes violentas a soma de agressões, intervenções legais e mortes violentas com causa indeterminada, tomando como referência o município de residência da vítima. Os dados analisados são de 2016, último ano disponível no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.

Dos 123 municípios onde se concentram metade das mortes violentas no Brasil, 33 estão localizados no Rio de Janeiro ou na Bahia. Quando se analisam somente as capitais, o Atlas revela que as três com maiores taxas de morte violenta são Belém (PA), Aracaju (SE) e Natal (RN). Entre as três com menores taxas estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Vitória (ES).

O estudo conclui, ainda, que há uma correlação entre as condições educacionais, de oportunidades laborais e de vulnerabilidade econômica e a prevalência de mortes violentas. Para isso, analisou indicadores de educação infanto-juvenil, pobreza, gravidez na adolescência, habitação, mercado de trabalho e vulnerabilidade juvenil. Os municípios com menor acesso à educação, com maior população em situação de pobreza e maiores taxas de desocupação apresentam maiores taxas de mortalidade violenta. Varginha é destaque no país, segundo dados apontados pela pesquisa. Está entre os municípios menos violentos do país, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. Com taxa de homicídio de 6,7% por cem mil habitantes Varginha está atrás de Brusque-SC, Atibaia-SP, Jaraguá do Sul-SC e Tatuí-SP. Na próxima pesquisa esse número deve cair, pois Varginha teve apenas três homicídios no ano passado contra sete do ano retrasado, onde foram considerados os dados da pesquisa atual. O IPEA inclui na pesquisa a Educação por idade e percentuais de pobreza e Varginha registra índices bem inferiores a média nacional. Estão inseridos também na pesquisa a cobertura da rede de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Varginha supera as cidades mais bem colocadas no país, neste quisito. Na média geral, Varginha está entre às melhores cidades para se investir e morar não só no estado, mas no Brasil.

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados