COMUNICADO Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre Campanha Nacional de Vacinação contra Infl
Em função da greve do transporte rodoviário, a. A partir do dia 18 de junho, para aqueles municípios que ainda não atingiram a meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de 90%, deverão buscar estratégias para continuar vacinando os grupos prioritários, em especial, crianças, gestantes, puérperas, idosos e pessoas com comorbidades.
A Vacina somente será aplicado nos municípios nas quais houver estoque da vacina influenza. Não haverá envio de novas remessas, uma vez que todo o estoque nacional já foi distribuído para as Unidades Federadas.
Sobre a doença: A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. (Ministério da Saúde – MS)
Situação das notificações da doença no Município:
Até o momento foram notificados 17 casos, com 16 coletas.
3 casos confirmados para:
H1N1: 1 caso
Influenza A: 1 caso
Influenza A /sazonal/H3: 1 caso
Aguardando resultado: 3 casos
Benefícios da Vacina: A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da gripe, nos grupos alvos já definidos. (MS).
Locais onde as vacinas estão disponíveis:
Em todas as unidades com sala de vacina. (As pessoas devem levar a Caderneta de Vacinação da criança e do adulto);
Lembramos que a vacina é gratuita.
Abaixo os locais onde as vacinas estão disponíveis