top of page
Buscar

Sehad apresenta Projeto de Desenvolvimento Social


Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social- Sehad, sob a liderança do secretário Francisco Graça de Moura, apresentou esta semana o projeto de Desenvolvimento Social que beneficiará a população do Residencial Novo Tempo, Carvalhos e Cruzeiro. A apresentação ocorreu no Cemei do bairro do contou com a participação do prefeito Antônio Silva, do vice-prefeito Vérdi Melo, de vereadores, da equipe da Sehad e de representantes da comunidade que acompanharam atentamente a apresentação do Coordenador do projeto, Gabriel Drumond, da empresa Ângulo Social Consultoria e Projetos Socioambientais Ltda.

O projeto, uma parceria da Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Sehad, Caixa Econômica Federal e a Ângulo Social, resultará em benefícios sociais para a melhoria da qualidade de vida das 1.471 famílias residentes nos referidos residenciais.

Os objetivos são libertar a população dos elevados índices de vulnerabilidade social e de risco social, das desigualdades sociais, da exclusão social e econômica, das matrizes e raízes da violência e da marginalidade, tendo em vista resgatar a qualidade de vida dos 5.000 habitantes dos Residenciais Carvalhos, Cruzeiro do Sul e Novo tempo.

“O CENTRO DE INCLUSÃO PRODUTIVA é um equipamento social no qual serão centralizados todas as ações gerenciais, técnicas e operacionais dos projetos de inclusão produtiva, de educação para o empreendedorismo, de emponderamento da comunicação e de geração de acessos e oportunidades”, explicou o secretário Francisco Graça de Moura.

Segundo Gabriel Drumond, as primeiras atividades serão identificar a realidade dos moradores dos residenciais, através do diagnóstico situacional. “Iremos de casa em casa, fazendo perguntas sobre as necessidades dos moradores, o acesso aos serviços públicos e colhendo sugestões para p desenvolvimento do trabalho nos seus bairros. “Com essas informações vamos então elaborar um plano de desenvolvimento sócio territorial – PDST que serão ações planejadas para atenderem os moradores, sempre com o foco de fortalecer sua autonomia e organização, favorecendo, assim, as buscas por avanço por melhorias nos bairros”, explicou.

Os arcabouços dos serviços disponibilizados pelo centro de Inclusão Produtiva serão: núcleos de negócios inovadores, inclusivos e sustentáveis; núcleo de inclusão digital e protagonismo juvenil e núcleo de integração da economia solidária da economia criativa e do empreendedorismo.

Falando aos moradores presentes o prefeito Antônio Silva destacou a importância do projeto para a melhoria da qualidade de vida das comunidades que serão abrangidas pelo projeto, “oferecendo ações que visem trabalhar com os beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, assuntos relativos a mobilização e a organização comunitária, resultando na autonomia dos moradores e na sustentabilidade dos bairros”.

bottom of page