Buscar

Cármen Lúcia manda apreender passaporte de Lula que não pode deixar o Brasil


Temendo que Lula possa fixar residência em outro país devido a sua influência no exterior, a justiça pediu a apreensão do passaporte de Lula


Ricardo Augusto Soares Leite é juiz substituto da 10ª Vara Federal em Brasília, e na dúvida de que Luiz Inácio Lula da Silva possa pedir asilo no exterior, determinou a apreensão de seu passaporte.

A partir de hoje, o ex-presidente não pode deixar o país e seu nome foi incluído no Sistema de Procurados e Impedidos de deixar o Brasil, visando ao cumprimento de sua ordem.

Baseado em declarações do próprio Lula e de aliados, Ricardo Leite não teve dúvida quanto a apreensão do passaporte.

Os procuradores Anselmo Cordeiro Lopes e Hebert Reis Mesquita, são os autores da petição, e sustentam que, com a condenação do ex-presidente em segunda estância, há um risco concreto de fuga de Luiz Inácio, e citam países sem tratado de extradição com o Brasil que possam conceder asilo político.

Os advogados de Lula ficaram surpresos com a determinação, até porque, o ex-presidente, já tinha avisado sobre a sua viagem a Etiópia, com embarque previsto para hoje (sexta) 26 e suspenso por ordem judicial.

Por outro lado, a Procuradoria alega que há elementos suficientes para a prisão preventiva de Lula, mas optando apenas, por medidas alternativas, uma delas, a entrega do passaporte. Há também restrição do ex-presidente deixar São Bernardo do Campo sem prévia autorização judicial.

Além da ação do Triplex, há mais seis inquéritos contra Lula na 10ª Vara e em Curitiba com o juiz Sérgio Moro.

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados