Buscar

Prefeito em exercício Vérdi Lúcio Melo dá posse a diretoria do Forum da Agenda 21



Na quarta-feira, 06, o prefeito em exercício de Varginha, Vérdi Melo, empossou a nova diretoria do Fórum da Agenda 21 Local, gestão 2018/2019, em solenidade ocorrida no auditório do Sebrae, que tem como presidente o Engenheiro Alencar de Souza Filgueiras, como vice-presidente o Engenheiro Acácio Ponciano Rodrigues, como 1 º Secretário o subinspetor Carlos Roberto Bernardes e como 2º secretário o professor Ezequiel Donizeti Rosa

Em seu pronunciamento Vérdi desejou sorte a nova diretoria e agradeceu pelo convite de poder fazer parte da solenidade. Fez um agradecimento especial ao presidente reeleito engenheiro Alencar Filgueiras, pela parceria, “sempre auxiliando a administração, nas demandas ambientais, com seu conhecimento e dedicação” e ao amigo engenheiro Leão Donizete Miranda, presidente da Comissão Provisória do Fórum da Agenda 21 Local por acreditar aapoiar a administração.

O objetivo da Agenda 21 é o de promover o Desenvolvimento Sustentável, ou seja, buscar meios para melhorar a qualidade de vida do futuro, adotando iniciativas sociais, econômicas e ambientais que nos levem a um planejamento justo, com vistas a atender às necessidades humanas enquanto se planeja cuidadosamente os diferentes usos dos recursos naturais, possibilitando assim, o mesmo direito às gerações futuras.

A Agenda enumera os objetivos a serem atingidos pelas sociedades para atingir a sustentabilidade. É um processo público e participativo que propõe o planejamento e a implementação de políticas para o desenvolvimento sustentável por meio da mobilização de cidadãos e cidadãs na formulação dessas políticas.

Neste contexto, a Agenda 21 Local teve início em março de 2005 sob a coordenação e iniciativa da AVEA e Inspetoria do CREA local e da ONG Vertente , onde inicialmente ocorreram diversas reuniões com participação de várias pessoas e entidades/conselhos, dentre elas, APAVAR , CBH-VERDE, CODEMA.

A legalização ocorreu em 10 de outubro de 2005, cuja Lei nº 4.316, onde consta Programa de Implantação da Agenda 21 Local. Em 28/09/2005 aconteceu a primeira reunião aberta ao Público cujo objetivo principal era a preparação para montagem do Fórum da Agenda 21 Local de Varginha.

Em 30/08/2006 aconteceu a segunda reunião seguindo as mesmas diretrizes da primeira reunião. Em novembro de 2006 iniciou-se a participação da Administração Pública Municipal.

Aconteceu nos dias 15 e 16 de janeiro de 2007 um Seminário onde o público alvo foram os professores da Rede Pública Municipal a fim de divulgar sobre a Agenda 21. Em 16/09/2008 realizou-se a posse dos membros que constituem o Fórum da Agenda 21 Local.

Em 23/07/2009 aconteceu a elaboração do Regimento Interno e escolha dos cargos para Presidente , Vice-Presidente , Primeiro Secretário e Segundo Secretário. A Agenda 21 Local de Varginha vem caminhando desde 2005 comprometida com as questões sociais , econômicas e ambientais do nosso município visando sempre a sua sustentabilidade. Uma agenda que durante 12 anos consecutivos demonstra a seriedade de sua proposta e a integração com a comunidade.

Como nada se faz sem cooperação, durante esses anos destacamos, entre tantos cidadãos atuantes, Dr Francisco Romanelli, primeiro incentivador deste Forum.

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados