Buscar

Domingo é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino


Dados mostram que as mulheres já são maioria entre os empreendedores iniciais no país

Mais da metade dos empreendedores à frente de um negócio com até 3,5 anos de mercado no Brasil são mulheres. Em 2015, elas representavam 49% dos empreendedores iniciais, no ano passado, já eram a maioria (51,5%) no comando desses negócios. No próximo domingo (19/11), é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, e o Sebrae Minas aproveita a ocasião para destacar a importância da mulher no comando dos pequenos negócios.


De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae Minas, a maior parte das mulheres no comando das Micro e Pequenas Empresas (MPE) mineiras, têm entre 31 e 40 anos (30,5%), possuem ensino médio completo (38%), são casadas (65,8%) e já são mães (72,8%). Elas estão no controle, principalmente, de pequenos negócios dos setores de comércio (47,9%) e serviços (35,2%).


O estudo também mostrou diferenças no estilo da gestão dos negócios entre homens e mulheres. De modo geral, elas estão mais preocupadas com a saúde da empresa e fazem mais controles financeiros que os homens.


Exemplo mineiro


Na última segunda-feira (13/11), a mineira de Areado, no Sul do estado, Marisa Helena Souza Contreras, recebeu a prata na categoria Produtora Rural da etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Marisa é proprietária da Fazenda Capoeira Coffee e foi destaque, entre as mais de 3,6 mil inscritas na premiação, pela dedicação, empenho e superação de desafios no comando dos negócios.