Buscar

Sebrae Minas e Secretaria Municipal de Educação promovem Feira do Jovem Empreendedor, em Machado


No próximo sábado (11.11), das 8h às 11h, a Feira do Jovem Empreendedor será realizada na Praça Antônio Carlos, em Machado. Estarão à venda itens artesanais diversos, como brinquedos de sucata, doces e sabão caseiro, produzidos a partir da participação de alunos de escolas municipais no curso Jovens Empreendedores – Primeiros Passos (JEEP), integrante do programa Cultura Empreendedora, realizado pelo Sebrae Minas e implantado este ano na cidade, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

“Os estudantes dedicaram-se e participaram ativamente de todo o processo empreendedor, definindo desde o público até o tipo de produto, preço, logomarca e nomes”, conta a analista do Sebrae Minas, Bárbara Sarto. Serão seis projetos, de estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O dinheiro captado com a venda será revertido para os próprios estudantes para atividades coletivas como, por exemplo, passeios ao cinema.

“Partindo do conceito de empreendedorismo como o tipo de comportamento que favorece a interferência criativa e realizadora no meio, em busca de um crescimento pessoal e coletivo, eu acredito que o Programa Cultura Empreendedora desperta nos alunos a vontade de interferir na própria realidade e no futuro da cidade como um todo. Nossos alunos passam a se enxergar como agentes do processo de mudança, de melhoria do município e deixam o papel de simples recebedores de uma realidade já imposta. Mostrar aos nossos alunos que eles têm o poder de transformar suas ideias em atos concretos é a melhor experiência de ensino que podemos oferecer às nossas crianças e adolescentes”, afirma a secretária municipal de educação de Machado, Márcia Ferre.

O Sebrae Minas realiza, o programa Cultura Empreendedora em escolas de todo estado, com o intuito de preparar os jovens para o futuro no mercado de trabalho, formar professores e despertar a comunidade escolar para novas possibilidades no processo de aprendizagem. Em Machado, o programa já capacitou 50 professores de seus escolas da rede municipal, por meio do curso JEEP, que desenvolve noções de empreendedorismo e gestão por meio de atividades práticas junto aos estudantes.

“O papel do programa é despertar o empreendedorismo para formar os alunos como pessoas empreendedoras, independente deles seguirem carreira no próprio negócio ou como funcionários de alguma empresa. O empreendedorismo engloba soluções sustentáveis, de ética e cidadania, formando esses estudantes não só com a visão de empresários, mas como cidadãos”, afirma a analista.

Programa Cultura Empreendedora

O Programa Cultura Empreendedora tem o objetivo de tornar a escola um espaço de estímulo ao desenvolvimento de atitudes e comportamentos empreendedores, como autoconfiança, persistência, busca de oportunidades, iniciativa e comprometimento, além de construir uma nova realidade nas escolas, por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora, e que aliam a teoria à prática. O projeto propõe, ainda, a formação e capacitação dos professores, para que estejam aptos a aliar teoria e prática empreendedora em sala de aula. Com o programa, o Sebrae Minas tem o propósito de despertar novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem das escolas e universidades, focadas no mercado e no fortalecimento do ecossistema empreendedor da instituição.

Somente em 2017, a regional Sul do Sebrae Minas pretende capacitar 130 escolas da região na metodologia. Desde o início do ano, o programa tem sido implantado ou está em realização nas cidades de Areado, Botelhos, Cabo Verde, Campo Belo, Carmo de Minas, Conceição da Aparecida, Elói Mendes, Lavras, Machado, Marmelópolis, Monte Belo, Pedralva, Poços de Caldas, Poço Fundo, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Senador José Bento, Três Corações e Varginha.


35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados