Buscar

Sebrae Minas participa do I Simpósio Internacional de Educação do Grupo Unis


Além de palestra de abertura, a instituição também apresentará cases de sucesso


Nos dias 27 e 28 de outubro, será realizada a primeira edição do Simpósio Internacional de Educação, na Cidade Universitária, em Varginha. A iniciativa é dos alunos da turma de 2016 do curso de especialização em Docência no Ensino Superior, da gestão de pós-graduação do Grupo Unis. A solenidade de abertura contará com a palestra magna “Inovações pedagógicas e empreendedorismo na atuação docente”, ministrada por José Dornelas e promovida pelo Sebrae Minas, que também apresentará cases de sucesso.


O Simpósio Internacional de Educação é realizado como parte da disciplina de Projetos na Educação Superior e reunirá atividades diversas, como palestras, apresentações de trabalhos, oficinas, lançamento de livros, mesa-redonda, experiências vivenciais e atividades culturais. O principal objetivo é atender a demanda de formação continuada com foco na inovação e empreendedorismo no contexto da docência e gestão da educação. Podem participar estudantes da universidade e professores da rede pública e privada da microrregião de Varginha.


Além de oferecer a palestra magna, o Sebrae Minas apresentará dois cases de sucesso referentes ao programa de Cultura Empreendedora. A ação tem a finalidade de tornar a escola um espaço de estímulo ao desenvolvimento de atitudes e comportamentos empreendedores, além de construir uma nova realidade nas escolas, por meio de ações concretas e tecnicamente embasadas que tenham efetiva capacidade transformadora, e que aliam a teoria à prática.


O projeto Empreendedores Mirins, desenvolvido na Escola Municipal Pedro Reghin, integrante do Projeto Escolas Ambientais do Campo (PEAC), é um exemplo. A iniciativa recebeu o Prêmio Marina Prado de Castro no ano de 2016 e consistiu no desenvolvimento de um trabalho com buchas vegetais, com os alunos como responsáveis por todo o processo de preparação, corte, tingimento, finalização e comercialização dos produtos.


O Hackathon Educação, realizado em parceria com o Grupo Unis e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), é o outro case de sucesso a ser apresentado. A ação, realizada no mês de agosto de 2017, teve uma dinâmica 100% colaborativa, desafiando profissionais de diferentes áreas ligadas à educação a criar soluções para o setor, tornando-o mais inovador.


“Espera-se, com essa ação, promover a interação e o diálogo entre os diversos setores educacionais como escolas públicas e privadas de todos os níveis de ensino, além de secretarias de educação municipais e estaduais, reforçando a necessidade de implantação de novos modelos educacionais, reorganização dos espaços escolares e dos papéis dos educadores e educandos”, avalia a analista do Sebrae Minas, Bárbara Sarto.

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados