Buscar

Sebrae Minas realiza, em Varginha, Programa de Fortalecimento de Entidades Empresariais


Capacitação tem objetivo de levar as organizações a uma reflexão sobre sua importância e representatividade


Nos dias 2, 16, 23 e 30 de agosto, o Sebrae Minas deu início, em Varginha, ao Programa de Fortalecimento de Entidades Empresarias da regional Sul. Com o objetivo de levar as instituições a uma reflexão sobre a sua importância, representatividade e sustentabilidade financeira, a capacitação reuniu representantes de associações comerciais das cidades de Alfenas, Alterosa, Campos Gerais, Caxambu, Elói Mendes, Itanhandu, Lambari, Paraguaçu, Santana da Vargem, Três Corações, Três Pontas e Varginha.


Segundo levantamento do Sebrae Nacional, no Brasil, há mais de 18 mil instituições que representam o universo empresarial. Entretanto, menos de 10% dos empresários se associam a sistemas de representação, demostrando que há muito espaço para que as entidades empresariais se fortaleçam por meio de uma oferta qualificada de produtos, serviços, ações de cooperação e representação. Uma análise mais qualitativa aponta, também, que muitas das entidades existentes não possuem viabilidade econômica para se manter, ou têm um quadro social ativo e reconhecedor dos benefícios de uma organização empresarial forte.


Direcionada para dirigentes e executivos dessas instituições, o trabalho é constituído por uma capacitação organizada em quatro módulos de oito horas, cada um. Baseado em entrevistas realizadas com dirigentes de entidades empresariais no estado e na experiência acumulada pelo Sebrae, o programa explora temas, como fortalecimento de organizações empresariais; perspectivas e possíveis caminhos; desenvolvimento econômico local e as contribuições de entidades empresariais; liderança e estratégia de desenvolvimento institucional.


De acordo com o gerente da regional Sul do Sebrae Minas, Juliano Cornélio, o programa tem por objetivo fortalecer a atuação com estas organizações, além de valorizar o esforço das entidades parceiras. “É um importante passo para fortalecer nossas parcerias e reconhecer a importância dessas instituições empresariais para o Sebrae. Com certeza é um programa que só trará ganhos para todos, especialmente para a classe empresarial, visto que o Sebrae Minas conta com centenas de cursos destinados para negócios de todos os tamanhos. Sendo assim, sabemos que as organizações empresariais dos municípios são os grandes parceiros no desenvolvimento destas atividades”, avalia.


Segundo o vice-presidente da Convention Visitors Bureau de Caxambu, entidade de fomento às convenções, turismo e negócios, Marcelo Carvalho Figueiredo, o programa de fortalecimento usa uma metodologia mais adequada às necessidades das organizações do Sul de Minas, contribuindo para a total inteiração entre os participantes. “A partir dessa troca de informações, é possível levantar as necessidades e potencialidades de cada associação aplicando, inclusive, melhorias nos processos internos de gestão”, diz.


Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Alterosa, Marco Antônio de Oliveira, a capacitação é uma ótima iniciativa que, além de aproximar ainda mais o Sebrae Minas das instituições, abre novos horizontes em relação à sua importância. “Desde o primeiro encontro, vi que é possível melhorar a forma como apresentamos aos empresários da cidade, os trabalhos desempenhados por uma associação comercial e, somente com essa mudança de atitude, já conseguimos 15 novos associados”, afirmou.

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados