Buscar

SECRETARIA DE SAÚDE DE VARGINHA DIVULGA NOTA INFORMATIVA SOBRE O HPV


Orientação do Ministério da Saúde: Em virtude das baixas coberturas vacinais com a vacina HPV, o Brasil dispõe de grande quantitativo de doses com validade até setembro de 2017.

Visando a otimização dessas doses, o Ministério, em caráter excepcional, irá oferecer a vacina para pessoas com idade entre 15 e 26 anos (três doses para esta faixa etária). Esta Medida de caráter temporário será realizada apenas em municípios com estoques disponíveis, com prazo de validade até setembro de 2017.

As vacinas com outras datas de validade continuará sendo administrada apenas no público-alvo (9 a 15 anos).

De acordo com o ministro da saúde, Ricardo Barros, a iniciativa tem como objetivo evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios.


Orientação da SES de Minas Gerais: No momento, as informações recebidas, é que não existe estoque de vacinas com data de vencimento para setembro de 2017.


Orientação do Município: Em Varginha também não existe estoque disponível, com prazo de validade para setembro de 2017.


Importância da Vacinação:

Relevante estratégia para prevenção dos cânceres de colo uterino, vulva, pênis, anus e orofaringe.

Prioridade deve ser dada às ações (especialmente nas escolas) visando à vacinação do público alvo da rotina.

A vacina HPV na rotina deve ser mantida e fortalecida nas faixas etárias preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.


É realizado anualmente, pelo Ministério da Saúde, campanhas de divulgação na mídia sobre a importância da vacina HPV e vários materiais educativos foram elaborados com esse objetivo. Apesar de todos esses esforços, no entanto, as coberturas vacinais continuam abaixo da meta preconizada de 80%. Isso se dá porque a vacinação na adolescência tem uma série de dificuldades, como a resistência desse grupo etário de buscar uma unidade de saúde especialmente para vacinar-se e o baixo conhecimento sobre a importância da vacinação.


É importante ressaltar que os municípios devem continuar envidando todos os esforços no sentido de realizar estratégias de vacinação visando garantir o atingimento da meta de 80% para os grupos alvos definidos para receberem a vacina HPV, a saber:


  • Meninos de 11 a 14 anos e Meninas de 9 a 14 anos

  • Homens e Mulheres de 9 a 26 anos, vivendo com HIV/Aids

  • Transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos de idade

35 3221-0556      Varginha - MG
O Debate - 2020 © Todos os direitos reservados