Buscar

Síntese do Mapeamento desenvolvido para o Diagnóstico do Plano Diretor de Varginha já está disponíve


Elaborada para ser apresentada na última audiência pública do Plano Diretor, realizada no dia 19 junho no Theatro Capitólio,a apresentação que sintetiza o Diagnóstico da cidade, com dados concretos sobre Varginha, encontra-se disponível para consulta da população por meio do site da prefeitura: www.varginha.mg.gov.br. No arquivo é possível observar a sobreposição de mapas e o resumo de informações relevantes sobre diferentes temas que envolvem os interesses do município.

Em pleno processo de redação e revisão do conteúdo da lei do Plano Diretor, a socióloga e demógrafa Marina Guimarães de Belo Horizonte, destaca três diferenciais que se sobressaem sobre as demais características positivas da cidade a serem considerados como diretrizes de desenvolvimento: “a localização estratégica em relação às capitais do sudeste, a comercialização do café e o acontecimento ufológico de 1996”. Integrante da equipe responsável pela redação do Diagnóstico e da revisão do Plano Diretor, a socióloga da Myr Projetos Sustentáveis enfatizou na apresentação que realizou recentemente em Varginha, o dinamismo econômico da cidade, a autonomia local em setores como o da comunicação da saúde e da educação, como pontos potencializadores e destacou o fato da cidade ser polo e referência para mais de 30 municípios como: Três Pontas, Carmo da Cachoeira, Três Corações, Cambuquira, Lambari, Jesuânia, Conceição do Rio Verde, São Thomé das Letras, Luminárias, São Bento Abade, Ingaí, Lavras, Nepomuceno, Coqueiral, Santana da Vargem, Perdões, Coqueiral Campos Gerais, Alfenas, Machado, Boa Esperança, Fama, Paraguaçu, Eloí Mendes e Monsenhor Paulo.

O diagnóstico do Plano Diretor traz informações diversificadas, interessantes, ao alcance de todos, como questões populacionais, por exemplo. Segundo a estimativa do IBGE de 2016, a cidade hoje possui atualmente cerca de 133.384 habitantes. E ao contrário do que muitos podem pensar, na última década esse número não tem aumentado, mas sim, diminuindo. Um reflexo disso é o que vem acontecendo com o quantitativo de matrículas escolares. Segundo o relato da Secretária Municipal de Educação, Rosana Carvalho, durante as atividades participativas de elaboração do plano no final de junho, “é recorrente a necessidade de diminuir o número de turmas de alunos nas escolas, pois a queda da quantidade de crianças matriculadas, cada vez mais vem sendo uma realidade”. Assim como explica a equipe da Myr Projetos Sustentáveis, “uma das principais causas desse fenômeno é a queda da taxa da fecundidade, ou seja, os casais estão optando cada vez mais por ter menos filhos ou até mesmo, por não ter”. E essa é uma tendencial global que extrapola os limites da região. Sobre a distribuição dessa população, conforme a síntese do Diagnóstico, 96% dos habitantes de Varginha moram na cidade o que pode ser traduzido numa média de 311,29 moradores por quilômetro quadrado, ainda assim, a cidade segue se expandindo, atualmente, com maior ênfase em direção a área do aeroporto e os limites do Parque Municipal São Francisco.

Informações como essas, assim como dados sobre saúde, educação, esporte, lazer, cultura, assistência social, segurança pública, saneamento básico, mobilidade, economia, habitação e ocupação do solo podem ser encontrados na síntese do documento disponível no site. O Diagnóstico completo, ou seja, na íntegra do documento possui aproximadamente 400 páginas e deverá ser inserido no site da Prefeitura assim que encorporar as adequações propostas nas últimas semanas.


Vale lembrar que o Projeto de Lei do Plano Diretor atual continua em fase redação em simultaneidade com a revisão dos dados do documento anterior. Após aprovação interna da Prefeitura, a proposta do novo Plano Diretor será apresentada à população por meio de uma Audiência Pública prevista inicialmente para o início deste segundo semestre.

Mais informações sobre o processo de elaboração e revisão do Plano Diretor de Varginha estão disponíveis no Portal Prefeitura: www.varginha.mg.gov.br e no site oficial do Plano Diretor: www.planodiretor.com.br. Dúvidas e sugestões podem se encaminhadas pelo e-mail: planodiretor@varginha.