Buscar

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VARGINHA CAPACITA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL PARA TRATAMENTOS COM AUR


A auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa na qual são realizados estímulos em pontos de sensibilidade da orelha. A prática é utilizada principalmente para alívio da dor, regulação de problemas emocionais envolvendo o sistema nervoso, sensibilidade a medicamentos e tratamento de vícios, como o consumo de cigarros. Vem sendo aplicada também ao tratamento de distúrbios hormonais, digestivos e muscoesqueléticos, como articulações dos joelhos, ombros e tornozelos.

Em Varginha nos meses de Abril e Maio de 2017 foram capacitados 18 profissionais de nível superior (Enfermeiros, Médicos, Psicólogos, Nutricionistas, Dentistas) que atuarão nos Unidades Básicas de Saúde nesta prática.

Em 02 de junho de 2017 ocorreu em Varginha a 1ª Reunião para planejamento da implantação das PIC’s que acontecerá gradativamente.

Nota: No Brasil, este ano, foram incluídos no SUS 19 práticas integrativas e complementares (PIC’s) para atender a população – até então eram cinco. São elas: homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo social/crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e yoga.